domingo, 6 de outubro de 2013

DEPUTADO ROBERTO CARLOS DO PDT É O SEGUNDO QUE MAIS FALTOU A SESSÕES NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

A três meses do fim do ano já é possível identificar com dados oficiais quais os deputados mais gazeteiros da Assembleia Legislativa em 2013, até agora. E também os mais assíduos nas 92 sessões ordinárias que ocorreram entre janeiro e 01 de outubro. Trinta e nove dos 63 deputados faltaram entre 10 e 30 sessões.

O regimento interno da Casa diz que se o deputado faltar a mais de um terço das sessões do ano perde o direito ao mandato. Já houve caso de ameaça (leia abaixo). Se a soma fosse feita hoje, nenhum dos 63 parlamentares perderia a cadeira, mas alguns chegaram perto disso. Contudo, apresentaram justificativas. A TARDE teve acesso aos registros oficiais do painel do Plenário. O deputado mais faltoso até agora é Ângelo Coronel (PSD). Ele teve 29 ausências, mas, oficialmente, está com 23 já que apresentou atestado médico. Somando 22 faltas cada um, e sem justificativas, estão Roberto Carlos (PDT) e Fátima Nunes (PT). O deputado oposicionista Targino Machado (DEM) esteve ausente em 30 sessões, mas justificou 11 delas com atestado médico (ele sofreu cirurgia).

Outro que apresentou atestado médico foi Fabricio Falcão (PCdoB), que justificou três faltas. A reportagem telefonou diversas vezes para Coronel e Roberto Carlos mas eles não atenderam nem retornaram as ligações para comentar as ausências.“ O índice de presença está muito bom. Talvez seja o melhor do País”, crê o presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT). “Eles são autônomos, não posso obrigá-los a não faltar. Corto o ponto em sessão de votação. E só abono faltas com atestado médico ou viagem ao exterior a serviço da Assembleia. Se for para Brasília, não abono”, diz.

Alegação - O pastor José de Arimatéia (PRB), não teve parte de suas 21 ausências abonadas, a exemplo de muitos outros deputados que comunicam no Diário Oficial que não compareceram “devido a compromissos assumidos no exercício do mandato”.“ Fui resolver problemas em Brasília, fiz audiência pública nas câmaras municipais e tive problemas de saúde também”, alega Arimatéia. Já o deputado Vando, informado de suas 18 faltas, alegou que apresentou atestado médico de 15 dias por ter realizado uma cirurgia no olho esquerdo. E que as faltas ainda não foram abonadas.“Sinceramente, não faltei a essas sessões todas. Sou um dos deputados que menos falta ali”, afirma. Ele enviou para o email da reportagem a cópia de uma comunicação interna informando a Nilo licença médica de 15 dias a partir do dia 12 de março.

Na outra ponta, dos mais assíduos, encabeça o ranking o comunista Álvaro Gomes (PCdoB). Na verdade, ele faltou seis sessões, quando participava da “II Missão de Solidariedade para com o Povo Palestino”, entre 19 a 28 de abril, na Palestina. Na cola dele está Luiza Maia (PT) que faltou uma vez. Somam duas faltas os oposicionistas Pedro Tavares (PMDB) e Carlos Geilson (PTN).

Atarde.uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário