terça-feira, 22 de julho de 2014

Rui quer dobrar matrículas de educação profissional na Bahia‏

O compromisso de aprofundar a qualidade da educação na Bahia foi destacado por Rui Costa, candidato a governador pela coligação ‘Pra Bahia Mudar Mais’, em entrevista à BandNews FM, na manhã de hoje (21). Propostas como universalizar o ensino médio e dobrar o número de matrículas no sistema estadual de educação profissional constam entre as prioridades no Programa de Governo Participativo (PGP) construído durante os últimos seis meses, por mais de 50 mil pessoas. “Uma das minhas metas é atingir 150 mil matrículas em cursos técnicos de nível médio”, garantiu.

No primeiro semestre deste ano, 70.754 alunos foram matriculados (dados SGE/SEC), número alcançado pelo governo Jaques Wagner, após ter recebido de Paulo Souto com menos de 5 mil matrículas. Hoje a Bahia tem a segunda maior rede estadual de educação profissional no país. “Quando eu era adolescente, os jovens baianos tinham que vir pra Salvador pra fazer curso profissional, pois só tinha aqui. Hoje a Bahia tem 25 campi federais, três núcleos IFs, além de 68 centros estaduais de educação profissional, atingindo 123 municípios”, compara Rui.

O candidato petista também pretende trazer mais três universidades federais para o estado, em ação articulada com o governo federal. “A Bahia passou anos tendo apenas uma universidade federal, e hoje tem seis, graças a Lula, Dilma e Wagner. Vou buscar mais recursos, pois precisamos ter nove, dez universidades”, avalia Rui. Avançar com a educação integral em mais 20% das escolas estaduais e criar uma política de assistência estudantil para estudantes das universidades públicas baianas também estão entre as principais proposições de Rui para o próximo governo. “Vamos trabalhar em parceria com municípios, consórcios municipais e colegiados territoriais e instituições de ensino superior, tanto para a educação básica, profissional e ensino superior, como para a educação do campo, especial e educação de jovens e adultos”, sintetiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário