quinta-feira, 24 de julho de 2014

PETROLINA: REALIZADO COM SUCESSO O VIII WORKSHOP DA NATIONAL MANGO BOARD

O Vale do São Francisco exporta anualmente 122 mil toneladas de mangas, destas 24 mil vão diretamente para o mercado americano, movimentando um negócio com os Estados Unidos da ordem de 42 milhões de dólares. Foi com a perspectiva de ampliar estes números que a organização americana National Mango Board realizou em parceria com a Valexport o VIII Workshop da National Mango Board no Vale do São Francisco.

O evento, que aconteceu no Quality Hotel durante todo o dia desta quarta-feira (24), reuniu um público de aproximadamente 150 pessoas, entre produtores, exportadores, instituições, associações, cooperativas e prestadores de serviço da cadeia produtiva da manga. De acordo com a diretora de Relações Industriais da NMB, Kristine Concepcion, esta oitava edição atualizou os profissionais do mercado acerca de temas como a promoção da manga nos Estados Unidos, resfriamento das frutas, tratamento quarentenário e hidrotérmico e segurança alimentar.

"Pesquisadores de renome internacional, a exemplo de Maria Hilda Perez Barraza (INIFAP - México), Jorge Osuna (INIFAP - México) e Beatriz Jordão Paranhos, da Embrapa Semiárido, também tiveram participações importantes, respectivamente com os temas gestão de floração da mangueira, partenocarpia, segurança alimentar e Moscas-das-Frutas". A NMB é responsável pelo programa de marketing do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e trabalha com o objetivo de aumentar o consumo de manga fresca, investindo em promoção e pesquisas voltadas para o setor.

O diretor de Marketing da Valexport, Caio Coelho destacou os trabalhos desta edição, lembrando que desde a realização do primeiro workshop as respostas tem sido muito positivas. "A National Mango Board realiza estes encontros nos seis principais paises exportadores de manga para os EUA: México, Peru, Equador, Brasil, Guatemala e Haiti. O Brasil está em terceiro lugar em volume de exportações, mas nos últimos nove anos o consumo da manga nos EUA aumentou 32 %, isto significa que ampliamos nossa participação e estamos no caminho certo", concluiu Caio Coelho.

Segundo o presidente da Associação de Produtores do Núcleo 11 do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, Vanildo Roque o Workshop foi extremamente positivo. "O encontro abriu mais perspectivas para nós, pequenos produtores, com relação a abertura de mercado e os cuidados que temos com o pós-colheita. Também achei muito importante as novidades sobre os tratamentos com a fruta e a preocupação com a segurança alimentar", finalizou Vanildo Roque. No final da tarde, o gerente Executivo da Valexport, Tássio Lustoza encerrou o evento juntamente com a Diretora de Relações Industriais da NMB, Kristine Concepcion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário