segunda-feira, 21 de julho de 2014

PREFEITO ISAAC PARTICIPA DE REUNIÃO COM PRESIDENTE DA CODEVASF NA APRESENTAÇÃO DO PROJETO CANAL SERTÃO BAIANO

Em reunião ocorrida na sexta-feira (18) no auditório da 6ª Superintendência da Codevasf/Juazeiro, o prefeito Isaac Carvalho e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Elmo Vaz, assinaram a ordem de serviço da construção da estrada que liga a Estação de Bombeamento 100 até os povoados de Raiz e Campos dos Cavalos, à qual facilitará o escoamento da produção dos salitreiros.

Também participaram o superintendente regional da Codevasf, Alaor Grangeon; o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Bruno Dauster; o diretor da Geo Hidro, Araquem Maltez; a presidente da União das Associações do Vale do Salitre (UAVS), Eliete Leite; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STR/J), Emerson Mitu da Silva; vereadores, secretários municipais, produtores e salitreiros.

Na pauta, além do anúncio e assinatura da ordem de serviço da estrada EB 100, o cronograma de atividades do Projeto Salitre, com destaque para o Canal Sertão Baiano, que tem como objetivo levar água do rio São Francisco para 42 municípios ao longo de 300 km do semiárido com 20m³/s de vazão. Segundo Elmo Vaz esse projeto já existe desde 2009, porém foi preciso que o mesmo passasse por uma análise técnica.

“O estudo mostrou que o Canal Sertão Baiano só tem viabilidade começando pelo Salitre. Ou seja, para acontecer primeiro o projeto beneficiará os salitreiros porque vamos construir uma adutora pressurizada que vai fornecer água para três mil hectares do Salitre”. O presidente da Codevasf ressaltou ainda que o projeto começará da etapa 1 à etapa 5 e não será reduzido. “Defendemos que no projeto de irrigação tenha tanto os grandes e médios produtores, quanto os pequenos produtores da agricultura familiar. E do ponto de vista da obra vamos priorizar de Carnaíba até o Alto Salitre, portanto não haverá como o projeto acontecer sem atender aos salitreiros”, enfatizou Elmo.

Na luta em favor do Projeto Salitre e principalmente das reivindicações dos salitreiros desde que assumiu o governo municipal em 2009, o prefeito Isaac Carvalho falou sobre as novas perspectivas que se apresentam. “Essa é uma luta que travamos junto aos salitreiros e produtores há seis anos e agora vemos que esse passivo começa a ser recuperado. Hoje assinamos a ordem de serviço da EB 100, fundamental para o escoamento de tudo o que é produzido naquela região salitreira, e ficamos ainda mais satisfeitos em saber que para sair do papel de fato o Canal Sertão Baiano foi revisto a fim de que pudesse atender à grande demanda dos salitreiros. É mais uma conquista dessa vitoriosa parceria de Juazeiro com os governos estadual e federal”, disse.

O presidente do STR/Juazeiro, Emerson Mitu da Silva, avaliou a reunião positivamente. “Além da construção da estrada da EB 100, vemos essa apresentação do Canal como algo extremamente positivo para os pequenos produtores e trabalhadores rurais, pois agora não há como o projeto sair sem beneficiar os salitreiros”. Já Eliete Leite, presidente da UAVS, agradeceu ao prefeito Isaac por encampar a luta desde o começo do governo e lembrou sobre a importância de o Projeto Lindu também ser viabilizado.

“Uma luta antiga que agora se realiza em parte. Por isso vemos com muito entusiasmo a chegada da água através da adutora, mas não podemos esquecer também do projeto Lindu porque muitos salitreiros não têm onde produzir. Agradecemos à Codevasf e especialmente ao prefeito Isaac que tem sido um grande parceiro nessa luta desde que assumiu a Prefeitura. E a luta continua em prol do desenvolvimento do Salitre”, concluiu Eliete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário