quinta-feira, 17 de julho de 2014

Pescadores do Rio São Francisco recebem 82 embarcações de alumínio

Centenas de pescadores do Rio São Francisco poderão trabalhar com mais tranquilidade e maior produtividade a partir desta semana. A Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri) – em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) – entregou, nesta quinta-feira (17), mais de 80 canoas de alumínio nas cidades de Xique-Xique, Muquém do São Francisco e Barra. A entrega dos barcos faz parte do Projeto Renovar, que visa substituir embarcações obsoletas por barcos mais leves e seguros, proporcionando maior conforto aos pescadores e contribuindo para o aumento da produção e renda.

“As embarcações têm 7,60 metros de comprimento e estão equipadas com motor de popa e kit salvatagem, permitindo que os pescadores possam ampliar sua área de atuação e trabalhar de forma mais segura. Com esta entrega, alcançamos a marca de 300 canoas já distribuídas, do total de 800 embarcações que temos como meta entregar até o final deste ano”, comemora o diretor-técnico da Bahia Pesca, Gilvan Lima.

“Fomentar a pesca e a aquicultura na Bahia envolve melhorar as condições de trabalho dos pescadores baianos, disponibilizando ferramentas para aqueles que desejam aumentar a produção e a renda. As novas embarcações, em conjunto com as demais ações que estamos implantando nos territórios do Velho Chico e de Irecê, vêm colaborar com o crescimento da produtividade destes trabalhadores”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

Alimento e renda
Na Bahia, a Bacia do Rio São Francisco ocupa aproximadamente 300 mil quilômetros quadrados, cerca de 47% da área estadual. Além de fonte de alimento, a pesca é uma das principais atividades geradoras de renda da população e emprega, em média, 30 mil pessoas entre pescadores, familiares diretamente envolvidos e atravessadores. A frota pesqueira na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é constituída de mais de 11 mil unidades, sendo 91% de embarcações movidas a remo e 9% de canoas a motor. “Isto significa que, em prazo pouco superior a um ano, o Projeto Renovar irá atualizar quase 10% da frota pesqueira do estado”, afirma Cássio Peixoto.

Quase todas as embarcações possuem casco de madeira, o que revela outra vantagem do Projeto Renovar. “O Renovar diminui a pressão para extração da madeira da Mata Atlântica, habilita jovens empreendedores para trabalhar no segmento da construção naval artesanal e disponibiliza para milhares de famílias importante meio de produção”, complementa o gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário