quinta-feira, 3 de julho de 2014

HDM E HRJ RESSALTAM O IMPORTANTE PAPEL QUE DESEMPENHAM NA ASSISTÊNCIA PRESTADA NO VALE DO SÃO FRANCISCO

O Hospital Regional de Juazeiro e Hospital Dom Malan, em Petrolina, integram a rede interestadual de saúde Pernambuco e Bahia (PEBA). Sendo dois dos maiores Hospitais da Região, prestam assistência a uma população de quase dois milhões de habitantes de 53 municípios do Norte da Bahia e Sertão Pernambucano. Em comemoração ao Dia do Hospital, celebrado Dia 2 de Julho, as unidades de saúde ressaltam o papel fundamental que exercem na prestação de serviços de saúde.

Os números evidenciam a importância das unidades. São cerca de 1.800 colaboradores na área de assistência, médica e administrativa atuando para oferecer atendimento digno e de qualidade por uma equipe altamente comprometida com o usuário do SUS e com o modelo assistencial do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP.

O HRJ é referência em atendimentos de urgência/emergência clínicas e cirúrgicas não traumáticas, na realização de cirurgias ambulatoriais e no atendimento a pacientes oncológicos, portadores de doenças infectocontagiosas e crônicas. Em 2013 foram realizadas me média 33.000 consultas e 219.269 procedimentos. Já o Hospital Dom Malan é referência no atendimento materno infantil, realizando 7.355 partos no ano passado e 129.651 atendimentos de emergência.

Os Hospitais são referência também no serviço de oncologia. O Hospital Regional de Juazeiro disponibiliza um Centro de Oncologia, oferecendo atendimento em Oncologia Clínica, Hematológica e Oncologia Cirúrgica. O Centro também oferece tratamento de quimioterapia e cirurgias oncológicas. Já o Hospital Dom Malan presta assistência oncológica infantil e em mulheres com neoplasias da mama, do ovário e do colo do útero.

As instituições apoiam também a formação de profissionais de saúde com excelente capacidade técnica, baseados em princípios éticos e de forma humanizada. Através dos convênios firmados com as instituições de ensino superior e técnico da região, o HDM tem atualmente 55 estudantes das diversas áreas da saúde, como a medicina, enfermagem, fisioterapia e psicologia atuando na unidade. Já as residências somam 27 profissionais realizando especialização em Pediatria, Ginecologia e Enfermagem. Já no Hospital Regional de Juazeiro Referência no interior da Bahia dispõe de 16 vagas de residência médica nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Coloproctológica e Medicina Intensiva e 12 vagas em residência Multiprofissional.​

Nenhum comentário:

Postar um comentário