terça-feira, 22 de julho de 2014

GOVERNO ANUNCIA ÁGUA PARA COMUNIDADES RURAIS E ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE BONFIM

O Governo do Estado autorizou a ordem de serviço para a implantação do sistema de abastecimento de água das localidades de Rancharia, Pinicapau, Rapousa, Tapuia II, Gameleira, Lagoa do Boi, Queimada Grande (Queimado), Caldeirão de Dentro, Garrote e Limões, em Senhor do Bonfim. O presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, estará na próxima quarta-feira (23), às 14h, no município para a cerimônia de assinatura. No encontro, também será anunciado o contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) da ordem de R$ 65 milhões para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de toda a sede de Bonfim. As obras foram reivindicadas pelo deputado Carlos Brasileiro.

Os serviços que levarão água para as localidades contarão com 42,5 quilômetros de rede distribuidora de água e 336 novas ligações domiciliares, que vão beneficiar centenas de famílias. Elas resultam de indicação feita pelo deputado Carlos Brasileiro na Assembleia Legislativa. As intervenções somam R$ 1,59 milhão, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Já a obra de saneamento básico de toda a sede de Senhor do Bonfim deverá ter 148 quilômetros de rede coletora e beneficiará 5,6 mil unidades domiciliares. Brasileiro vinha buscando há alguns anos a concretização da obra, e teve vários encontros com o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, para acompanhar o processo de conclusão do projeto e inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), do Governo Federal. Para ele, o sistema de esgotamento sanitário de toda a sede de Bonfim vai garantir não apenas melhorias para a infraestrutura do município, como também proporcionar mais saúde para toda a população. O projeto foi desenvolvido pela Embasa e inclui estação de tratamento, estação elevatória, além de um coletor tronco de 17,4 quilômetros e uma linha de recalque de 2,1 quilômetros.

Ascom Carlos Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário