sexta-feira, 25 de julho de 2014

SERÁ INSTALADA FÁBRICA DE PROCESSAMENTO DE FRUTAS NO PERÍMETRO DE IRRIGADO DE CURAÇÁ

Produtores e parceiros se reuniram na última quarta-feira (23) no galpão da agroindústria da Associação de Fruticultores do Projeto Curaçá (Afrupec), no Núcleo Habitacional da Zona Rural de Juazeiro (NH4) para comemorar a instalação e ativação da fábrica de processamento de frutas, que acontecerá em até 60 dias. A fábrica ficará no galpão da Afrupec no Perímetro Irrigado do Projeto Curaçá, no qual existem 266 lotes de pequenos produtores, sendo 15 empresariais.

O III Encontro do Comitê Gestor reuniu os representantes das cadeias produtivas da fruticultura local. A AFRUPEC é uma associação organizada com 32 associados, que tem como principais culturas o coco e a manga, além de maracujá, melancia, dentre outras. O Coordenador nacional de fruticultura do Sebrae, Helbert Danilo de Sá lembrou aos produtores que entrar em novo elo da cadeia produtiva é mais um desafio que vai além da infraestrutura.

“O trabalho não para e quando começar a funcionar e a vender eles terão de gerenciar fornecimento do produto, padrão de qualidade e uma série de trabalhos a serem levados em consideração”, disse e destacou a atuação do Sebrae em procurar parcerias estratégicas para fortalecer as ações dos gestores. Representando o Instituto da Fruta do Vale do São Francisco, Josival Barbosa acredita que a agro industrialização é importante para os produtores, mas que ainda é preciso ampliar com novas implementações, a exemplo de uma fábrica de envasamento de água de coco.

Uma das maiores preocupações dos produtores e parceiros é a presença da praga agrícola moscas-das-frutas, tema da palestra do Presidente da Moscamed Brasil, Jair Fernandes. A Organização Social (OS) está sediada em Juazeiro e suas atividades são voltadas para a produção de insetos empregados no manejo integrado, monitoramento e controle de moscas-das-frutas. 

As informações são de Cristina Laura – Agência Sebrae

Um comentário:

  1. GOSTARIA DE PARABENIZAR A INICIATIVA DA PEQUENA EMPRESA NO MUNICÍPIO. POIS TO CURSADO AGROINDÚSTRIA E TENHO CERTEZA QUE COM ESSA INICIATIVAS PODEMOS AUMENTAR A PRODUÇÃO DE PRODUTOS PROCESSADOS NO MUNICÍPIO POIS SOMOS MUITOS RICOS DE MATÉRIA PRIMAS...

    ResponderExcluir