sábado, 21 de junho de 2014

Presidenta Dilma anuncia 12 milhões de vagas no lançamento do Pronatec 2

Depois de reiterar que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) atingirá a marca de 8 milhões de matrículas até o fim de 2014, a presidenta Dilma Rousseff ampliou o objetivo da segunda etapa. Com a experiência adquirida, ela defendeu que o Pronatec 2, lançado na quarta-feira (18), no Palácio do Planalto, oferecerá 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos e 646 cursos de qualificação a partir de 2015.

“Temos clareza da importância da segunda etapa do Pronatec. Temos clareza porque sabemos o nível de demanda. (…) Por isso, nós falamos em 12 milhões com a certeza de que esse número é viável. É viável porque nós demonstramos ao longo desse período e construímos a nossa curva de aprendizado. Nós, hoje, sabemos como se faz. Nós, hoje, podemos melhorar muito o Pronatec”, constatou.

A presidenta ainda reforçou as três características principais do Pronatec: a qualidade dos cursos, na parceria com o Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat) e Institutos Federais de Educação; a diversidade dos cursos técnicos e de qualificação profissional; e a gratuidade dos cursos. Dilma considera que a oferta dos cursos sem custo para os matriculados teve papel decisivo na quantidade de vagas preenchidas, além de ter um papel inclusivo social e econômico.

“Acredito que o Brasil deu um grande passo. Precisamos olhar e focar na questão da produtividade da economia. E ela é Pronatec, é inovação de alta complexidade e investimento em infraestrutura. O Brasil precisa desse salto. O Pronatec é esse lugar especial onde se une social e econômico. Porque cada vez mais nosso País terá que será integrado por técnicos, cientistas e pesquisadores. Mas temos que ter técnicos capazes de agregar valor ao produto e renda a família”, analisou.

Na cerimônia, o ministro da Educação, Henrique Paim, lembrou a determinação da presidenta em priorizar a formação empreendedora no Pronatec. Por conta disso, ele afirmou que o governo se articulou com o Sebrae e com outras instituições para trabalhar conteúdos específicos e ofertar cursos voltados para a questão de micro e pequenas empresas e para o microempreendedor individual."

Nenhum comentário:

Postar um comentário