sexta-feira, 20 de junho de 2014

MAIS DE 490 CASOS DE DENGUE JÁ FORAM NOTIFICADOS NA UPAE E HRJ ESTE ANO

A Unidade de Pronto Atendimento e de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) divulgaram nesta sexta-feira (20), o número total de casos de dengue notificados nas unidades durante o primeiro semestre de 2014. Os mais de 490 casos registrados chamaram atenção dos médicos que estão alertando a população sobre formas de contágio e cuidados que se deve ter com a doença.

Segundo a coordenadora de enfermagem da UPAE Petrolina, Grazziela Franklin, de janeiro a maio deste ano, já foram notificados o total de 496 casos nas duas unidades. O mês mais crítico na UPAE foi o de abril, com o total de 239 notificações. Normalmente as pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, apresentam sintomas como febre, dor de cabeça (geralmente atrás dos olhos), dores musculares e nas articulações, náuseas e vômitos.

O médico infectologista do HRJ, Rodrigo Videres explica que em geral o diagnóstico da dengue é feito clinicamente, através do relato dos pacientes que chegam até as unidades de saúde e com o exame laboratorial. “Os sintomas da doença podem ser semelhantes aos de algumas viroses. É importante frisar que aos sentir os primeiros sintomas o paciente deve procurar um médico para ter a prescrição correta”, ressalta. Atualmente o Hospital Regional de Juazeiro, é referência em infectologia e recebe os pacientes que precisam de internamento hospitalar.

Combate – Como medidas preventivas a população também pode contribuir com ações para impedir a reprodução do Aedes aegypti. Entre as dicas estão a de manter caixas d’água e tonéis fechados; colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas; Não deixar água acumulada de forma incorreta; Virar garrafas e latas velhas; Não deixar que as calhas d’água fiquem entupidas; Não deixar pneus expostos às chuvas.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário