domingo, 22 de junho de 2014

FINALMENTE! Ligação entre celulares ficará 90% mais barata no Brasil

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou uma norma que resultará na redução das tarifas cobradas pelas operadoras móveis por ligações entre seus clientes e os clientes das concorrentes. O objetivo desta redução é de aumentar a competitividade do setor.

Os altos valores cobrados fazem com que muitos usuários deixem de ligar para outros de operadoras diferentes. Até 2019 os valores de referência de uso de rede móvel da telefonia móvel devem cair em mais de 90%. Hoje a média de custo de uma ligação é de R$ 0,23 e com a nova norma ele cai para R$ 0,02 de valor máximo.

“Espera-se que os preços off-net (ligações para outras operadoras) se tornem mais próximos dos preços on-net (ligações entre operadoras)”, explica a Anatel. “O consumidor não precisará de vários aparelhos celulares ou vários chips em um mesmo celular para realizar chamadas para outras operadoras a preços mais próximos às chamadas on-net”.

A redução atinge as operadoras, que devem repassar o benefício aos clientes, aumentando a competição do setor e diminuindo o “efeito clube” – hoje, como os valores de interconexão são altos, os consumidores evitam ligar para outras operadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário