segunda-feira, 16 de junho de 2014

Codevasf forma Comitê Gestor Municipal do Água para Todos em Casa Nova (BA)‏

Auxiliar na seleção das comunidades a serem beneficiadas com cisternas de consumo (água para beber, cozinhar e escovar os dentes) de acordo com os critérios estabelecidos para o programa Água Para Todos; ajudar na organização de cursos de gestão de água; manter o controle social sobre as ações locais do Água para Todos. Estas são algumas das atribuições e responsabilidade do Comitê Gestor Municipal do Água para Todos recém-formado no município de Casa Nova (BA).

O Comitê de Casa Nova possui onze membros – seis titulares e cinco suplentes –, que representam instituições como o sindicato dos trabalhadores rurais, a prefeitura municipal e associações de moradores. “O Comitê Gestor é um conselho consultivo muito importante. Ele é um instrumento que permite à sociedade participar das decisões e acompanhar as ações vinculadas ao programa Água Para Todos”, destaca Joselito Menezes de Souza, coordenador-regional do programa pela Codevasf.

Na indicação dos beneficiários os Comitês devem observar as diretrizes do programa: os beneficiários devem ser famílias residentes em áreas rurais, com carência de acesso a água, renda per capita de até R$ 140,00 e inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Aposentados, escolas e postos de saúde também estão entre os beneficiários.

Água para Todos 
O programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, órgão ao qual a Codevasf é vinculada. Um dos objetivos do programa é promover a instalação de 750 mil cisternas de abastecimento humano até o fim de 2014 – desse montante, a Companhia deverá instalar cerca de 200 mil unidades. Os reservatórios implantados pela Codevasf são de polietileno e têm entre suas principais características a resistência, a facilidade de instalação e a vedação do armazenamento. A vida útil do equipamento é estimada em 30 anos.

O abastecimento das cisternas implantadas pela Codevasf ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado do local beneficiado e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos –, a água é própria para saciar a sede e para uso no preparo de alimentos. Cada reservatório pode acumular até 16 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses. Nas localidades em que a estiagem tem sido mais severa, as cisternas estão permitindo que as famílias guardem com segurança a água provida por caminhões-pipa.

Um comentário:

  1. eu acho um absurdo a família morar na área rural e não ter direito a cisterna só porque e fichado e tem um salário mínimo família com 4 pessoas enquanto isso continuar pegando agua na cabeça nas casas dos outros.Então não digam AGUA PARA TODOS!!!!!

    ResponderExcluir