sábado, 24 de maio de 2014

PREFEITO DE JUAZEIRO ENTREGA NOVAS INSTALAÇÕES DO HOSPITAL DA CRIANÇA

Nesta sexta-feira, 23, o prefeito Isaac Carvalho acompanhado dos secretários da saúde da Bahia, Washington Couto e do município, Cássio Garcia, inauguraram as novas instalações do Hospital da Criança, desde janeiro funcionando no prédio da Maternidade Municipal com as linhas materno-infantil interligadas.

“O governo está formalizando a transferência do Hospital da Criança para a Maternidade, por entender a necessidade de otimização dos serviços com o funcionamento das linhas materno-infantil interligadas. O Hospital da Criança com instalações mais modernas, em espaço próprio, a comunidade terá mais espaço, profissionais terão mais condições de trabalho e a gestão ainda expandirá os atendimentos. Ainda este ano, o hospital receberá uma UTI, UCI e mais 10 leitos do projeto Canguru”, disse o secretário Cássio Garcia durante a solenidade.

O titular da pasta aproveitou para lembrar que Isaac foi o único prefeito que abriu hospitais que estavam fechando. “Este equipamento foi adequado, com entrada estruturada e ambientes lúdicos. A saúde teve um crescimento grande em Programas, hospitais de média e alta complexidade, postos de saúde, e vamos continuar avançando”, acrescentou Garcia.

Em seguida o vereador Anderson da Iluminação, elogiou a iniciativa. “Antes nossos filhos não poderiam nascer aqui, mas agora sim. Juazeiro tem o primeiro prefeito que comprou e entregou a comunidade um hospital público e com estrutura adequada”, afirmou.

O secretário do Estado, Washington Couto parabenizou o governo municipal pelas iniciativas. “Isto é exemplo de uma gestão dinâmica, que sabe lidar com as dificuldades e usa a atual situação para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Parabéns prefeito pela coragem. Colocou no mesmo lugar duas linhas de cuidado muito próximas e com isso coloca Juazeiro num patamar de progressão. Aqui tem UPA, SAMU, Hospital Regional. Esta ação vai ajudar os serviços nas áreas materna e infantil”, enfatizou.

O prefeito Isaac Carvalho agradeceu a parceria com o Governo Estadual e a avaliação positiva da Bahia com relação à gestão. “É bom saber que o Governo da Bahia e Federal possuem uma boa avaliação da gestão municipal, considerando que Juazeiro e Teixeira de Freitas são municípios que têm dado atenção diferenciada a saúde. Ainda temos muito que avançar e ampliar na oferta de exames e melhorar a estrutura das unidades básicas, mas a taxa de mortalidade infantil reduziu de 2008 a 2013, de 22,9 para 13,7. Já temos recurso garantido para um novo Laboratório de exames e muito ainda será feito”, frisou.

Com relação às novas instalações do Hospital da Criança, o prefeito afirmou que “agora funcionando em local próprio, as crianças terão mais segurança nos atendimentos e poderão estar certas que se Juazeiro já ampliou o número de médicos de 87, em 2009, para mais de 240 em 2014, o governo tem o compromisso de continuar qualificando o serviço materno-infantil. Com respeito e amor, já se resolve a metade da doença do paciente”, finalizou Isaac Carvalho.

O ato público contou com as presenças do assessor de Políticas Sociais Carlos Neiva, o vice-prefeito irmão Francisco, secretário de saúde de Casa Nova, Luiz Rezende, vereadores, secretários e assessores municipais, profissionais de saúde, dentre outros. O projeto do Hospital da Criança foi feito pela arquiteta Clarisbel Dantas da Costa e a artista plástica Anna Moura Lamenha foi responsável pelas ilustrações.

De maio de 2011 a abril deste ano, já foram mais de 120 mil atendimentos ofertados em Juazeiro e região. Destes, 90% são realizados no município e os demais em pacientes vindos de 35 cidades circunvizinhas dos estados da Bahia e Pernambuco. O respeito dado às crianças do município e da região e a agilidade nos serviços foram um dos fatores mais elogiados pelas mães e que garantiram em 2012 a conquista dos Selos UNICEF e Prefeito Amigo da Criança (ABRINQ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário