quinta-feira, 17 de abril de 2014

Senai tem 4.751 vagas em cursos gratuitos para a indústria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Bahia) abriu processo seletivo para preenchimento de 4.751 vagas em cursos gratuitos de aprendizagem industrial. As oportunidades estão divididas em dois tipos de cursos. As 560 oportunidades são para Cursos de Aprendizagem Industrial Técnica de Nível Médio (CAI TEC) com aulas em Salvador, Juazeiro e Lauro de Freitas . A formação é destinada a candidatos que tenham idade entre 14 e 21 anos.

É necessário ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 3º ano. “Cerca de 70% dos estudantes que fazem esses cursos saem com emprego garantido. O salário inicial varia entre R$1, 7 mil e R$ 2,1 mil”, explica o gerente das unidades do Senai Denzeiros e Bonocô, Adroaldo Dória. Ele argumenta que nesse tipo de curso os estudantes desenvolvem projetos no Senai para atender demandas reais das indústrias . A carga horária varia entre 960 e 1.330 horas dentro de 10 opções de cursos, incluindo qualificação para técnico em Petróleo e Gás, em Automação Industrial, em Desenho da Construção Civil, dentre outros. As aulas começam no dia 21 de julho.

A maioria das vagas abertas pelo Senai (4.191) é para os Cursos de Aprendizagem Industrial Básica (CAI BAS), que terão aulas em Salvador e outras 25 cidades do interior. Esses cursos tem carga horária menor. Diferente dos técnicos, onde o estudante já sai com diploma, o curso básico concede um certificado de aprendizagem. “A diferença é que, nesse caso, os estudantes que começam o curso entram como jovens aprendizes e já ganham um contrato com as indústrias – com direito a bolsa em dinheiro e todos direitos como funcionário”, diz Dória.

Para esses cursos, a carga horária varia entre 400 e 880 horas – na metade do tempo, o estudante tem aulas práticas nas indústrias. De acordo com os editais lançados pelo Senai, para os cursos de Auxiliar de Rotinas Administrativas, Comunicação de Dados, Desenvolvedor Web, Informática Industrial, Inspeção de Qualidade, Logística de Estoque, Suporte a Hardware e Rede de Computadores é necessário que os candidatos tenham de 14 a 21 anos. É exigido que o aluno esteja cursando a partir da 9ª série do ensino fundamental ou ter concluído o ensino médio.

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no final do ano passado indicou que a falta de trabalhador qualificado é um problema para 65% das empresas industriais brasileiras dos segmentos extrativista e de transformação. As inscrições para os cursos podem ser feitas pelo site até 2 de maio. Após a inscrição, no dia 18 de maio, os candidatos realizam uma prova escrita como mecanismo de seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário