quinta-feira, 10 de abril de 2014

CURAÇÁ: SAÚDE EM MOVIMENTO BENEFICIA CENTENAS DE ESTUDANTES

Alunos de escolas públicas e indígenas do Município de Curaçá, na faixa etária de 7 a 15 anos, foram beneficiados, de 3 a 9 de março, com o Programa Saúde em Movimento/Odontologia, do Governo Estadual da Bahia, que visa prestar atendimento odontológico à população do interior do Estado. A estratégia foi realizada na Escola Municipal Caminhos do Aprendiz, com o apoio das secretariais municipais de Educação e Saúde. 

As consultas aconteceram no ‘Odontomóvel’, consultório itinerante com capacidade de atender dez pacientes simultaneamente. O trabalho é feito por dez odontólogos, que realizaram diversos serviços, como: extrações, limpezas, restaurações e cirurgias. A coordenadora dos dentistas, Naiana Vicente, ressaltou a importância dos cuidados com a saúde bucal. “Crianças e jovens que tem a oportunidade de ir ao dentista, para saber como fazer uma boa escovação e evitar práticas que podem danificar os dentes, tem uma vida diferente. Aqui em Curaçá nós vimos alguns alunos que perderam os dentes da frente; a nossa equipe se solidarizou com dois desses casos e nós confeccionamos próteses para elas. Uma criança que perde o dente muito cedo não quer sorrir, perde a alegria e até para ela conseguir um emprego é mais difícil”, frisou. 

Os pais e estudantes ficaram satisfeitos com o Programa. “Esses atendimentos vieram em ótima hora. Muitos pais não tem condições de pagar um tratamento dentário, principalmente se tiver muitos filhos. Está sendo gratificante”, disse Rosemery Sampaio, mãe da estudante do Colégio Municipal Scipião Torres, Clarisse Sampaio de Sá (11), que também demonstrou satisfação. “Às vezes, não temos muita oportunidade de fazer um tratamento num hospital, mas aqui estamos tendo”, comentou a estudante. “Eu trouxe meus três filhos para se consultarem. É muito bom ter um atendimento desse gratuito”, avaliou a índia da Tribo Tumbalalá/Pebra Branca, Edileuza Gonçalves, mãe dos alunos Adalvan da Costa, Aline da Costa e Eduarda Gonçalves.

A Secretária Municipal de Saúde, Tamiris Brandão, fez balanço positivo do Evento e ressaltou que a meta de atendimentos foi ultrapassada. “Atendemos mais de 980 pessoas, entre estudantes e também índios, que foram mobilizados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia – DSEI. Outro ponto positivo foi que só os estudantes de escolas municipais, da Sede e do Interior, seriam atendidos, mas nessa quarta-feira nos conseguir estender para os Colégios Estaduais João Matos e Manoel Novaes. A Secretaria de Saúde deu total apoio, disponibilizando transporte e equipe de apoio. Foi muito proveitoso”, concluiu. 

Maurízio Bim
Assessor de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário