terça-feira, 29 de abril de 2014

Estudantes concluem cursos do Pronatec e são capacitados para o mercado de trabalho

Mais de 1,4 mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), moradores de Feira de Santana, receberam os certificados dos cursos profissionalizantes. Participaram da cerimônia de formatura, nesta terça-feira (29), em Feira, a presidente Dilma Rousseff, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (MDS), Tereza Campello, e o governador Jaques Wagner.

Os cursos mais procurados no município foram os relacionados à indústria - como eletricista industrial, assistente de planejamento e controle de produção - e agente de observação de segurança. Concluinte do curso de agente de observação de segurança, Débora Pereira afirmou que está com grande expectativa de entrar no mercado profissional. “Tenho grande chance de entrar no mercado de trabalho porque o curso que fiz me possibilita isso. Aprendi muito sobre a área que pretendo atuar e agora quero colocar em prática”.

A Bahia é o estado do Nordeste com maior número de inscrições nos cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria e o terceiro maior em todo o país. No total, são 81,3 mil alunos em 111 cidades do estado, desde a criação do programa. Somente em Feira de Santana o número chega a 5.276 matriculados. “Esses cursos são a oportunidade que vocês têm para o primeiro emprego. Espero que o diploma seja um incentivo para vocês continuarem crescendo. Para vocês buscarem novos cursos, se aperfeiçoarem e melhorarem suas vidas cada vez mais”, afirmou o governador.

O Pronatec Brasil Sem Miséria integra uma série de políticas públicas do governo federal para promover o acesso de pessoas de baixa renda, especialmente os beneficiários do programa Bolsa Família, à qualificação profissional e ao mercado de trabalho. Em todo o Brasil, são mais de 1,1 milhão de matriculas em 570 cursos. “Este é o programa do meu governo mais importante porque muda a vida das pessoas. É preciso qualificar os jovens porque isso significa desenvolvimento do país. Isso melhora a economia e agrega valor ao Brasil”, afirmou a presidente Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário