terça-feira, 15 de abril de 2014

BAHIA: ESTADO ATRAI NOVOS INVESTIMENTOS, GERA MAIS EMPREGOS E INVESTE NA QUALIFICAÇÃO PROFICIONAL

O melhor programa social que um governo pode fazer é desenvolver a economia do estado para que possa oferecer emprego para as pessoas. A verdadeira cidadania, a verdadeira inclusão se dá exatamente na inclusão produtiva. A afirmação é do governador Jaques Wagner que, em seu programa de rádio semanal ‘Conversa com o Governador’, fala sobre a atração de novos investimentos para a Bahia, a geração de novos postos de trabalho e os investimentos feitos pelo Governo do Estado para a qualificação de mão de obra para atender aos novos negócios. 

O governador abre o programa citando iniciativas como o Pronatec Brasil Sem Miséria, implementado em parceria com o Governo Federal, e programas da Secretaria Estadual de Educação que, nos últimos dias, formaram mais de 2.000 jovens baianos em cursos técnicos - alguns deles já encaminhados para o mercado de trabalho. 

“Esse conjunto educação de um lado, educação profissional se somando a atração de novos investimentos é o caminho. Hoje nós temos na Bahia 500 investimentos novos acontecendo. Acabei de inaugurar a Fábrica de Motores da Ford, o Centro de Distribuição do Boticário e toda semana tem alguma coisa que se abre com oferta de mais empregos. Então, eu considero que essa política social de qualificar profissionalmente e gerar emprego é fundamental para uma Bahia melhor”. 

Formatura de 400 alunos 
Na última sexta-feira (11) o governador participou da formatura de 400 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Alagoinhas, região nordeste do Estado, junto com a ministra do Desenvolvimento Social, Teresa Campelo. Esse é um programa do Governo Federal, associado ao programa Brasil Sem Miséria, que é a extensão do Bolsa Família. 

“O objetivo é dar uma qualificação profissional – são cursos às vezes de 300 horas, até um pouco mais – para que a juventude, principalmente, possa ter a oportunidade de um primeiro emprego com maior qualificação”, explica. “Outros 1.600 alunos estão em curso lá em Alagoinhas. Então, é um programa que tem continuidade. São cursos de eletricista industrial, mecânico de máquina industrial, assistente de planejamento, almoxarife, agente de observação de segurança. Eu senti muita alegria dos jovens e dos familiares”, conta Jaques Wagner. 

Mais 1.616 técnicos de nível médio 
Na segunda-feira (14), o governador foi à formatura de mais 1.616 novos técnicos de nível médio, desta vez em Salvador, dentro de um programa da Secretaria Estadual de Educação. São jovens de onze Centros Estaduais de Educação Profissional de Salvador, de Lauro de Freitas e de Simões Filho, além de 18 unidades escolares compartilhadas que ofertaram essa educação profissional. 

“Desde 2007 a nossa educação profissional saiu de quatro mil para 69 mil matrículas e de 22 municípios que eram atendidos, hoje nós atendemos 123 municípios distribuídos por toda a Bahia. Esse Ensino Médio Profissionalizante também é a oportunidade do jovem terminar o Ensino Médio, obter uma qualificação profissional que viabilize trabalhar e, eventualmente, se quiser e se dedicar, cursar uma faculdade, uma universidade. Então, é mais uma contribuição nossa dentro do sistema educacional baiano, do nosso governo, para que a juventude possa se qualificar melhor”. 

Melhor programa social 
Essas iniciativas se complementam com o momento econômico que vive a Bahia nos últimos anos: economia forte, geração de emprego e qualificação profissional, uma equação que vem dando certo. “Não tenho dúvida que o melhor programa social que um governo pode fazer – e é assim que eu faço no nosso governo – é realmente desenvolver o estado para que você possa oferecer emprego ou ocupação remunerada para as pessoas. Eu acho que a verdadeira cidadania, a verdadeira inclusão ela se dá exatamente na inclusão produtiva”, afirma. 

“E é por isso que uma das coisas que eu mais me orgulho é, nesses sete anos e meio, ter trazido para os baianos 565 mil novos empregos com carteira assinada. De ter apoiado muito – além dessa questão do emprego – micro e pequenos empresários através de vários programas nossos junto com o Sebrae e com o Banco do Nordeste. Ou seja, apoiando aqueles que também querem tocar o seu próprio negócio, não querem ser empregados de ninguém e querem começar um pequeno negócio”. 

Inaugurações em Coribe 
No sábado passado (12) o governador visitou a cidade de Coribe, no oeste do Estado. Para essa semana, tem mais visita ao interior do estado levando obras e serviços. “Em Coribe nós fomos levar um sonho antigo, que foi o sonho da água. Mandei licitar. São 5,3 milhões a primeira etapa, que é exatamente a captação, o tratamento, e levar até a localidade de Ranchinho. Enquanto esse trecho está sendo feito, nós vamos – ou junto com o Governo Federal ou de orçamento próprio – buscar os outros quatro milhões que faltam para a gente estender essa adutora até o centro, a sede de Coribe. Foi uma festa muito bonita, muita gente na rua, todos muito satisfeitos”. 

“Além disso, também inauguramos a Praça Joaquim de Castro, um investimento de 510 mil. Uma praça que ficou muito bonita, feita pelo convênio do Governo do Estado com a prefeitura. O Governo Federal já começa também agora a fazer um antigo sonho da cidade, que é o primeiro trecho da estrada saindo de Coribe até Jaborandi e eu estou com a missão, o compromisso de fazer o outro trecho, de Jaborandi até a cidade de Santa Maria da Vitória”, informa Jaques Wagner. 

Água para Cristópolis, Cotegipe e Angical 
Nesta quinta-feira (17), o governador segue para Cristópolis, onde assina também a licitação da implantação do Sistema Integrado de Água dos municípios de Cristópolis, Cotegipe e Angical. “Um investimento total de 25 milhões, mais uma etapa do nosso programa Água Para Todos, que já levou água para praticamente quatro milhões de baianos”, conclui. 

O programa ‘Conversa com o Governador’ é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível na Página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.

Nenhum comentário:

Postar um comentário