domingo, 9 de março de 2014

Prefeitura de Remanso inicia vacinação contra HPV


A prefeitura de Remanso, através da secretaria municipal de Saúde inicia nesta quarta-feira, (12), a campanha de vacinação contra o HPV”. A vacina será disponibilizada nas unidades de saúde e nas escolas públicas e privadas do município até o dia 10 de abril. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Antonio Moura, a meta é vacinar em torno de 1.200 meninas entre 11 e 13 anos.

Segundo a Diretora de Saúde Ana Paula Malta a vacinação é muito importante. Os pais e responsáveis por estes grupos são grandes colaboradores dos programas de imunização, e neste momento contamos com total adesão para proteger nossas meninas de 11 a 13 anos contra o HPV, promovendo assim a proteção das mulheres, disse a diretora a nossa equipe de reportagem

Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. A primeira agora em março, a segunda aplicação deve ser feita em 6 meses depois da primeira (setembro) e a terceira, 5 anos depois. Para que todas as adolescentes remansenses sejam vacinadas desenvolvemos um amplo cronograma que vai percorrer todas as escolas do município tanto na sede como no interior” diz a diretora de Saúde, Ana Paula Malta.

O HPV é um vírus que possui mais de cem variações, e é transmitido principalmente por meio de relação sexual através do contato direto com pele ou mucosa infectada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus vem infectando cerca de 290 milhões de mulheres em todo o mundo. A vacina contempla os tipos mais comuns de HPV: os tipos 6 e 11, ligados a 90% das verrugas genitais, e os tipos 16 e 18 , relacionados a 70% dos casos de câncer de colo do útero, que matou 5.160 mulheres no ano de 2011.

Vacinação nas escolas
Para ser vacinada na escola, a menina precisará da autorização da família e apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação, caso não tenha cartão de vacinação não haverá problemas.

Vacinação nas Unidades de Saúde
Na unidade de saúde não será necessária à autorização dos pais, basta comparecer à unidade com o cartão de vacina e documento de identificação.

Sobre o HPV
É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no parto. Tratam-se de lesões que podem ser benignas ou neoplasias. A Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

O HPV é considerado um fator de risco para o câncer de colo do útero, que mata 270 mil mulheres no mundo por ano. Em 2014, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e 4.800 óbitos.

RemansoNet, com informações Mara Cristina

Preso em Petrolina-PE um dos bandidos mais procurados no estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário