quarta-feira, 19 de março de 2014

A PARTIR DE MAIO,100% DO ESGOTO RESIDENCIAL DE PETROLINA SERÁ TRATADO, GARANTE COMPESA

Dentro do projeto de Transposição Do Rio São Francisco, o Ministério Da Integração Nacional também investe na revitalização do rio. Em Petrolina a Codevasf em parceria com a Compesa está concluindo uma obra de quase setenta milhões de reais, a construção de um novo sistema de esgotamento sanitário deve por fim ao esgoto in natura jogado no velho chico.

Trata- se de uma gigantesca Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que, segundo o gerente da Compesa, Igor Galindo, deve eliminar ate 98% de impurezas da água antes de ser devolvida ao rio. “esta será uma obra de importância histórica para Petrolina, já que a partir da sua conclusão em maio, cem por cento do esgoto residencial produzido na cidade será tratado”, explicou. A Estação de Tratamento de esgoto esta sendo construída em uma extensa área no bairro Jatobá, entre o Matadouro Municipal e o Curtume Moderno. O projeto também prevê a construção de oito estações elevatórias e a desativação de quatro lagoas de estabilização.

O tratamento de esgoto é apenas uma das varias linhas de ações de revitalização do rio. A Codevasf atua em basicamente quatro linhas: tratamento de resíduos sólidos, com construção de aterros sanitários; obras de saneamento e tratamento de esgoto; implantação de sistemas de abastecimento de agua; e desassoreamento. Segundo gerente regional de revitalização da Codevasf, Elijalma Beserra, as ações ocorrem em várias cidades da bacia do São Francisco. “no ano que vem teremos mais cinco cidades do interior de Pernambuco contempladas com obras de tratamento de esgoto, evitando assim o lançamento de efluentes no rio”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário