segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Preocupação: As baronesas estão tomando conta do Rio São Francisco

Num alerta enviado ao Blog, o leitor Ênio Silva da Costa chama atenção para uma espécie de planta, conhecida por ‘baronesa’, que só tem aumentado no Rio São Francisco. Para quem não sabe, a baronesa funciona como m ‘filtro’ das impurezas presentes no rio. Por isso, quanto mais elas aparecem, mais mostra o quanto estão poluídas as águas do Velho Chico. E não só. Essas plantas, segundo Ênio, também podem representar uma ameaça à saúde pública dos ribeirinhos.

Confiram a preocupação do leitor:
As baronesas estão tomando conta de todo o Rio São Francisco, principalmente do lado de Petrolina. As mesmas já estão chegando próximo à Ilha do Fogo. O rio está agonizando. As baronesas, que são um bioindicador de má administração urbana, pois significa haver lançamentos de esgotos sem tratamento nos corpos d’água, consequentemente poluídos, se espalham por todo o rio.

Sem contar que as baronesas são grandes transmissores de doenças, devido à sua grande proliferação nos ambientes poluídos por despejos domésticos, industriais e hospitalares. As baronesas podem contribuir na difusão de doenças associadas à água, já que podem arrastar com suas eficientes raízes as bactérias, vírus e fungos e, portanto, disseminam uma infinidade de doenças.

As baronesas no ambiente de água doce criam também o habitat preferido para a procriação de mosquitos e, também caramujos do gênero Biomphalaria, que hospeda a planária causadora da esquistossomose.

Perguntar não ofende: cadê os órgãos de defesa do meio ambiente municipal e estadual? Ministério Público Federal e Estadual? Os parlamentares, os ditos defensores do rio?

Ênio Silva da Costa/Leitor
Blog Carlos Britto

Nenhum comentário:

Postar um comentário