segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

VALE DO SÃO FRANCISCO É O 3° MAIOR PRODUTOR DE FRUTAS DO MUNDO

Enquanto a Transposição do Rio São Francisco não é finalizada, a água do Velho Chico já faz milagre no Sertão. No Vale do São Francisco, mais especificamente em Petrolina (PE), Juazeiro e Casa Nova (BA), anualmente, são produzidos 43,8 milhões de toneladas de frutas. Somente as culturas de manga e uva são responsáveis por 96% e 99,9% das exportações do País, respectivamente, segundo balanço da Associação dos Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport).

O resultado é fruto do investimento em perímetros irrigados, que tornaram a região a terceira maior produtora do mundo. Atualmente, atuam em projetos irrigados 3.331 produtores; sendo 2.732 em Petrolina e 599 em Juazeiro. Em cada hectare de produção de manga são gerados diretamente dois empregos. Já no de uva, o número dobra para quatro. Ao todo, o Vale dispõe de 2,2 milhões de hectares de frutas. Apesar da alta participação no mercado exterior, o coordenador dos programas de exportação da Valexport, Tássio Lustoza diz que apenas 23% do que é produzido no Vale do São Francisco é destinado à exportação. O restante fica no Brasil. Em ambas as culturas, os principais destinos são Holanda, Estados Unidos e Reino Unido.

“Ano passado, 127 mil toneladas de manga saíram daqui e, no caso da uva, foram 51,5 mil toneladas”, contabilizou. Prioritariamente, a logística é realizada através dos Portos de Salvador, Pecém (CE) e Suape. Segundo a Valexport, em média, o transporte aos países duram em torno de dez dias. “No entanto, se algum comprador quiser a fruta em tempo menor, enviamos o produto por avião”, afirmou Lustoza. Embora haja problemas com a estiagem, a expectativa é fechar 2013 nos mesmos patamares de 2012. “A ‘culpa’ de não crescermos é que o mercado interno está se tornando mais atrativo do que a exportação. O custo para enviar o produto para fora ainda é alto, pois é necessário investimentos caríssimos com fretes e certificações que o mercado externo exige, por exemplo”, apostou.

Mesmo assim, as vendas internacionais acontecem durante todo o ano, porém com maior relevância no segundo semestre. “As de uva ganham mais peso em outubro. Já as de manga, se intensificam em julho”, encerrou Tássio Lustoza.

Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário