sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Petrolina PE: Polícia Militar apresenta primeiro balanço sobre vídeomonitoramento

Em funcionamento desde o dia 1º de novembro, o sistema de vídeomonitoramento da Polícia Militar em Petrolina Pernambuco tem auxiliado na coibição de crimes na cidade. Segundo o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, coronel Henrique Sena, além das ações criminosas, as câmeras também flagraram a “bondade” dos petrolinenses. 

“Desde o dia 1º estamos em caráter experimental com as Câmeras e tem sido realmente um fato novo e tem trazido consequências muito boas. Já tivemos prisões de traficantes na Orla, fizemos prisões de pessoas assediando crianças na Orla e em outros locais, ajudamos a empresa de trânsito, EPTTC, comunicando acidentes que temos visualizado lá e também tivemos a chance de ver as bondades, pessoas que ajudam as outras. Então tem sido realmente um ganho operacional muito grande para a nossa cidade e isso só tende a melhorar com o passar do tempo”.

Em visita a Petrolina para inspecionar a implantação e funcionamento do sistema, o comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, Coronel Carlos Pereira, aponta Petrolina como pioneira nesse formato de segurança. “Vim aqui hoje inspecionar os trabalhos de implantação do sistema de videomonitoramento. É um investimento muito grande e a cidade de Petrolina é a primeira do interior de Pernambuco a receber esse serviço prestado pela Secretaria de Defesa Social do Governo Eduardo Campos”. 

Ainda segundo o comandante geral, a experiência é exitosa no Recife e deve ser ampliada em breve no estado. “Nós já temos esse sistema funcionando no Recife, vamos ter também em Caruaru e em Petrolina já está funcionando em caráter experimental. O investimento é altíssimo, para você ter uma idéia ele tem um custo aproximado de R$ 350 mil mês para se manter. As câmeras são de ultima geração com recursos muito grandes, então além do monitoramento é feita também a gravação para auxiliar no trabalho de investigação da polícia judiciária, a Polícia Civil também atua nesse sistema fazendo uso dessas imagens”. Coronel Carlos ainda revela que,findada a fase experimental, o sistema de vídeomontoramento deve ser inaugurado pelo governador Eduardo Campos.

Grande Rio FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário