sábado, 26 de outubro de 2013

PETROLIN PE: ATIVIDADES DO CIRCUITO NA ESCOLA NELY MARIA SANTANA

Os gestores foram recebidos na Escola Municipal Nely Maria Santana, no N3 do projeto Senador Nilo Coelho com uma apresentação musical dos alunos. Em seguida, a gestora Cláudia Rogéria fez uma apresentação, fazendo um breve histórico da escola, do planejamento, das estratégias de gestão como a administração consciente dos recursos como FUNDAE, PDDE e Mais Educação e de aspectos funcionais, que segundo ela contribuem com o êxito e com os resultados, como o reconhecimento esse ano do Prêmio Gestão Escolar do Ministério da Educação – MEC. 

Os visitantes seguiram um roteiro interno, conhecendo in loco os ambientes da unidade educacional onde um funcionário da equipe gestora explicava passo- a-passo a atividade executada. Claudia salientou que dificuldades são inevitáveis numa escola, mas disse que a disposição para resolvê-los e contar com uma equipe coesa e comprometida ajuda a superá-las e inovar a forma de gerir. “ Nós temos realmente um prédio relativamente novo, com uma estrutura elogiável, mas que dá muito trabalho para conservar, principalmente pelo tipo de material que foi utilizado para a construção dele. Nós sabemos que não é fácil mantê-lo, mas nos esforçamos, pois sabemos que ele é nossa escola, onde trabalhamos e preparamos as crianças da comunidade”, assinalou. Ela também enfatizou os problemas como a falta de água constante na comunidade e na escola e da necessidade de trabalhar com atitudes preventivas que evitem prejuízos ao funcionamento da unidade escolar. 

A gestora explicou ainda, como são as ações do professor itinerante , a preparação das atividades lúdicas, como capoeira e volei, o trabalho das merendeiras, do cine club e do setor de informática, como o trabalho nos três anexos se integra à escola sem perder o nível de qualidade e das relações da escola com a comunidade. A gestora da Escola Nossa Senhora da Conceição – CAIC, Alessandra Alves Patrício, disse que é fundamental conhecer outras ideias, pois apesar das realidades serem diferentes, há pontos em comum e outras formas de agir que são benéficas e podem ser multiplicadas. A gestora da Escola Maria Inês Silva, salientou que a troca de experiência permite que os gestores saiam por um instante de suas realidades e conheçam outras formas de agir na administração escolar. 

A professora da escola Nely Maria Santana, Sátira Rodrigues, afirmou que o fato de conhecer a vivência do outro, dá a possibilidade de refletir e experimentar a mudança. A técnica em Informática, Thais Nascimento, sublinhou que a socialização é boa para quem passa e recebe informação. “É gratificante saber que o que fazemos é reconhecido”, completou. 

A Superintendente de Gestão Escolar, Lindamária Rodrigues, disse aos gestores que o objetivo maior da experiência é socializar, conhecendo realidades diferentes e semelhantes ,aprimorando o trabalho de gestão com maior produtividade. O secretário de Educação de Petrolina, Heitor Bezerra Leite, voltou a reforçar a necessidade de aperfeiçoar os conhecimentos e as práticas, a partir de novas ideias que, segundo ele, as visitas técnicas permitem. “Hoje estamos aqui, trocando e multiplicando as experiências, em novembro estaremos em Salvador, buscando conhecer outros modos e ideias de fazer a educação, aperfeiçoando desse modo nossas ações”, completou. 

Texto e fotos: secretaria de Educação 
Assessoria de Comunicação - PMP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário