sexta-feira, 20 de setembro de 2013

UNEB: VESTIBULAR TEM VAGAS PARA NOVO CURSO DE ENGENHARIA


As inscrições para o Vestibular 2014 da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) podem ser feitas até o dia 13 de outubro. No Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), em Juazeiro, região Norte da Bahia, há oferta de vagas para os cursos de Agronomia, Direito e a nova graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

“O profissional de nível superior em bioprocessos trabalha com a manipulação de materiais genéticos de origem animal, vegetal e microbiano, criando tecnologias nestes três eixos de pesquisas”, ressaltou o professor da UNEB Jairton Fraga, responsável por elaborar o projeto do curso.

Ainda de acordo com o professor, o engenheiro de bioprocessos atua no desenvolvimento de novos produtos e na inovação da ciência. “Dentre as tecnologias que podem ser elaboradas pelo profissional dessa área, destacam-se, por exemplo, a capacidade de obter novas variedades de plantas ou buscar o melhoramento genético de animais”, acrescentou Fraga.

Além disso, também pode contribuir para ampliar a reutilização de resíduos de alimentos, a exemplo da cana-de-açúcar, auxiliando na obtenção de biocombustíveis, e ainda desenvolver materiais para facilitar o cultivo agrícola, como os biofilmes que ajudam a reduzir a perda de água das frutas.

“Tem um conjunto imenso de possibilidades para a atuação do engenheiro de bioprocessos e biotecnologia. Esse profissional pode, inclusive, estudar mais profundamente as plantas da Caatinga com o objetivo medicinal e identificar as características das espécies”, esclareceu o professor.

O cuidado com o ambiente também pode ser fonte de pesquisa, já que o profissional de bioprocessos pode criar microorganismos com a finalidade de despoluir a água. Segundo o professor Jairton Fraga, um dos objetivos do curso é incentivar a instalação de empresas no Vale do São Francisco que estejam voltadas para as áreas de genômica, proteômica e biofuncionalidade de alimentos.

Vestibular- As inscrições para o vestibular da UNEB podem ser feitas através do site http://www.vestibular.uneb.br. Em Juazeiro, também há vagas disponíveis para os cursos de Pedagogia e Comunicação Social – Jornalismo em Multimeios.

Sem-teto recebe doações de R$ 263 mil após devolver bolsa com R$ 92 mil

Nenhum comentário:

Postar um comentário