segunda-feira, 16 de setembro de 2013

JUAZEIRO BA: MUNICÍPIO PODERÁ TER UM NOVO PREFEITO ESTE ANO

Por trás da cassação do prefeito de Juazeiro, Bahia, Isaac Carvalho (PCdoB) e de seu vice, Irmão Francisco (PT), ocorrida na ultima sexta-feira(13) o ciclo político no município começa a mudar. A reportagem do Ação Popular fez uma análise minuciosa da situação.

01 – Na quarta-feira (11) a justiça inocentou Carvalho em duas acusações, a sua assessoria divulgou matéria como se ele estivesse imune de outros problemas e elogiou a posição da justiça. O conteúdo da matéria deixou a oposição irritada.

02 – Em 10 de setembro o Ação Popular lança matéria informando a decisão da Justiça Federal que cassou os direitos políticos do ex-prefeito Joseph Bandeira (sem partido) por três anos. Nos corredores e gabinetes da Prefeitura o brilho nos olhos de determinados funcionários estavam estampados de alegria. Informações levantadas pelo Ação Popular, Bandeira já recorreu da decisão.

03 – Em contato com o advogado Pedro Cordeiro, a reportagem foi informada que o principal processo iria sair da gaveta a qualquer momento.

04 – Sexta-feira 13, dia de halloween, todos os veículos de comunicações divulga a decisão da Justiça Eleitoral que cassa os direitos políticos do prefeito Isaac Carvalho e do do vice, Irmão Francisco (PT) por oito anos. A justiça que antes era considerada competente passa a ser odiada com acusações de que teria sido ‘induzida ao erro’. A determinação judicial deixou os isaquistas abalados, inclusive prestadores de serviços, contratados, ocupantes de cargos de confiança e o próprio prefeito que não teve condições de ir a imprensa tentar acalmar o seu eleitorado e parceiros.

05 – No mesmo dia à noite em um dos bares na Orla a reportagem encontrou com alguns ocupantes de cargos de confiança com a fisionomia abalada. Eles sabiam que a partir daquela sexta feira 13 o tempo começa a escurecer.

06 – Nas emissoras de rádio e redes sociais era destacado o fato. No programa de Geraldo José, Transamérica, o desespero da administração estava estampado no comportamento do assessor de comunicação Fernando Veloso. Ele perdeu o equilíbrio com as colocações de alguns ouvintes que opinaram sobre o fato,e ainda, com a entrevista do advogado Pedro Cordeiro.

07 – No final da tarde da mesma sexta-feira 13, Joseph Bandeira, Marcio Jandir e Wank Medrado se reuniram na UNEB para traçarem os próximos passos.

08 – Depois da decisão da justiça local, começaram as horas de agonia e desespero da administração em tentar reverter à situação no Tribunal Regional através de liminar. Até a manhã desta segunda-feira (16) o quadro continua o mesmo.

09 – Caso a justiça mantenha a decisão os planos de Isaac para 2014 poderão ire por ‘água abaixo’. Ele chegou a firmar parceria com alguns ex-prefeitos derrotados e condenados nas cidades vizinhas pelo Tribunal. Em troca, os condenados teriam como objetivo apoiar a candidatura do ex-cunhado e braço forte da administração, Plácido Alexandre para deputado estadual. O ex-prefeito de Sento Sé, Juvenilson Passos está ocupando uma das secretarias. Outro que não sai da sombra de Isaac é o ex-prefeito de Uauá, Jorge Lobo.

Devido a quantidade de gestores e ex-gestores denunciados por pratica de improbidade administrativa e outros atos, não será novidade para a imprensa divulgar a qualquer momento que um deles tenha sido preso, inclusive no sertão de pernambucano.

Ainda com relação a 2014, quem está altamente preocupada é a cúpula do PCdoB que tem o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) como representante da região. Na eleição passada, Daniel obteve mais de 10 mil votos em Juazeiro, caso seja confirmada a decisão da justiça o seu quadro eleitoral pode mudar. Mas se o partido lançar candidato e vencer as eleições, a coisa pode melhorar, mas para isso terá que contornar os desgastes.

Um provável candidato a deputado federal que pode causar grandes estragos aos comunistas isso se for Pedro Alcântara. Ele é ágil, astuto, não deixará por nada em aproveitar da oportunidade para afastar quem o prejudicou.

10 – Se o Tribunal manter a decisão local o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Alcântara Filho (PR) assumirá interinamente o cargo por três meses até a justiça marcar um novo pleito. Em determinados lugares, Pedro Filho já afirmou que é candidato a prefeito caso tenha uma nova eleição.

Na sexta, Ele já fez o seu primeiro ato representando o Executivo Municipal quando participou da solenidade de entrega do Título de Cidadão Juazeirense ao comandante da Policia Militar, Tenente Carlos Alberto Neves da Silva.

11- Desde os primeiros meses da administração Isaac – no primeiro mandato –, os espaços políticos do ex-deputado Pedro Alcântara foram sufocados. Em menos de dois anos a direção de Mercado do Produtor foi tirada a força para ser entregue ao PCdoB. A ex-vice-prefeita Maria Goreti não tinha autonomia, até a secretaria de Ação Social, ocupada por Pedro Filho foi desocupada.

Nos bastidores o clima piorou nas eleições de 2010 de deputado. O compromisso de Isaac para com a eleição de Pedro Alcântara não foi o esperado porque outro candidato do mesmo partido do gestor tirou os votou que poderia eleger Pedro.

Enquanto isso, Pedro pai demonstrava sua fúria em determinados lugares público da cidade.

12 – Tudo leva a crer que Pedro Pai estava confiante na condenação de Isaac Carvalho, mesmo antes do processo ser julgado. Ele pediu demissão da SERIN para ficar perto do filho, hoje prefeito.


13 – Já se comenta nos bastidores que Pedro Filho demonstra não ser conivente com os possíveis erros praticados pela administração Isaac Carvalho, mesmo porque ele pode sofrer as consequências exigidas pela justiça caso venha a assumir. Uma equipe já está sendo organizada para não pisar em ‘campo minado’.

14 – A determinação da justiça abalou as paredes do Governo Wagner, dos diretórios nacional e regional do PCdoB, e ainda, dos aliados em Brasília. A presidente Dilma e o Governador da Bahia tem Isaac como um ‘forte’ parceiro. Até a programação do carnaval pirotécnico eleitoral de 10 dias já estava sendo organizado para atrair a atenção da grande cúpula.

15 – A ‘maldição do poder’ em Juazeiro está deixando muita gente com a corda no pescoço. O primeiro foi Joseph Bandeira que enfrenta 18 processos na justiça, sendo condenado e sempre recorrendo o que lhe possibilita ser candidato nas eleições de 2014 para deputado federal. Outro que enfrenta problemas é o ex-prefeito Misael Aguilar que por pouco não foi detido pela Policia Federal na Operação ‘Boca de Lobo’. O processo de Misael ainda não foi concluído o que pode gerar mais problemas.

Outro que não escapou foi o deputado estadual Roberto Carlos que reponde a algumas acusações investigadas pela Polícia Federal desencadeada na operação ‘Detalhes’. E para acabar com o ‘fuá’ chegou a vez de Isaac Carvalho. Diante da situação, Isaac pode sofrer outros processos referentes a denuncias de casos de improbidades administrativas a exemplo do que foi denunciado no Ministério Público Federal, em Petrolina, pelo vereador José Carlos Medeiros (PV). Alguns isaquistas achavam que ele estaria imune de qualquer problema por ser aliado dos governos Federal e Estadual, hoje estão atordoados.

16 – Novo ciclo político começa a se formar. Da oposição que ainda tem votos para mudar o quadro é Joseph Bandeira. Caso haja uma nova eleição para prefeito ele não pode concorrer. Já se cogita nos bastidores o seu apoio ao deputado estadual Roberto Carlos mesmo conversando com outras lideranças oposicionistas. Caso isso venha a se confirmar, Bandeira irá enfrentar várias complicações na formação de palanque para 2014 a exemplo do Deputado ser ‘fiel’ ao Governador Wagner e a Presidente Dilma. Caso o PDT faça uma aliança com o PSB lançando o senador Cristovam Buarque como vice de Eduardo Campos, as coisas podem mudar. Neste novo embate político para afastar de uma vez o ‘Vaqueiro’ do poder, tudo pode acontecer, inclusive a formação de uma frente entre Misael, Jorge Khoury, Marcio Jandir, Wank Medrado e Bandeira.

A filiação partidária de Bandeira ainda não foi definida, mas uma coisa é certa: ele não sobe no palanque do PT em 2014.

Fonte: Ação popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário