quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CASA NOVA BA: FUGINDO DAS POLEMICAS DOS 5 MILHÕES PRESIDENTE DA CÂMARA SUSPENDE SESSÃO ORDINÁRIA

A relação entre a Prefeitura de Casa Nova e a Câmara Municipal tem apresentado indicativos de que anda tudo bem entre os dois poderes. O executivo manda e o legislativo obedece. O presidente da câmara, age como se fosse o líder do governo municipal, é ele quem faz a defessa do gestor nos meio de comunicações.

Os vereadores da situação e oposição Élber do Né, Vanderlin Carvalho, João Honorato, Leonardo Silva e Gilmar estiveram presentes na Câmara Municipal de Casa Nova na noite desta terça-feira (17), e encontraram-na de portas fechadas.

De acordo com informações dos vereadores, a sessão que estava prevista para terça-feira (17), foi cancelada pelo presidente José Eduardo, por causa da morte dos ex. vereadores Zé Ernesto e Almir Torres.

Conforme as declarações do segundo secretário da Câmara o vereador Élber do Né (PSB), afirma que o regimento interno tem que ser cumprido, a presença dos vereadores dois da base e três da oposição é prova de que os mesmos estão preocupados com as suas obrigações de representar os interesses da população. O presidente teria desobedecido ao regimento interno que diz: “quando tiver presente um terço ou mais dos parlamentares, pode sim, ser realizada a reunião ordinária dos vereadores pelo vice, pelo 1ª secretário, pelo 2º secretário ou na ausência destes, pelo vereador mais velho. “Queríamos prestar homenagem aos ex. Vereadores, Zé Ernesto e Almir Torres, em uma sessão solene mais para nossa surpresa a câmara estava de porta fechada,

“Ficamos sabendo da decisão tomada pelo presidente pela secretária, acho essa atitude desrespeitosa com todos que fazem parte dessa casa, se existe um regimento interno ele tem que ser cumprido”, afirmou o edil.

João Honorato (PP), disse que a forma do Presidente atual, José Eduardo conduzir o legislativo é arbitrária e não mais se reelegerá a menos que faça acordos “por baixo dos panos”, e que a casa mudará de presidência no próximo mandato. “Não aceitamos mais que tratem as coisas públicas como se fossem de propriedade privada, quando elegemos os seguimentos de Secretário a Presidente é justamente para que quando um por motivo de força maior ausenta-se o outro assumir interinamente. Casa Nova tem poucos parlamentares, e a maioria mantém uma postura incoerente quando ao cargo que lhe foi delegado pelo povo através do voto. Pra se eleger dizem que irão defender o povo, depois de eleitos fecham a casa para que o povo não participem e não saibam das decisões tomadas internamente na casa decisões essas que interessam diretamente a população pontuou.

Vanderlin Carvalho (PCdoB) compareceu em trajes normais do cotidiano inapropriado para a sua presença na sessão, informando que estaria cooperando com os colegas que pediram a sua presença, mais afirmou que já estava ciente de que não haveria sessão na câmara nesta terça desde a segunda-feira, ao ligar para o Presidente recebeu a informação do mesmo da não realização da Sessão Ordinária como de costume. Maneira considerada desrespeitosa, via telefone. “O fato ocorrido do falecido dos dois Ex. vereadores é um momento de tristeza, mais não impediria o funcionamento da casa. A indignação é pela maneira irresponsável como a Câmara está sendo conduzida pelo atual Presidente, e o tratamento covarde com seus colegas de casa. “Haverá tempo para homenageá-los, logicamente, o que não pode acontecer é os interesses do povo ficarem em segundo plano”, conclui.

Segundo Leonardo Silva (PSD), seria o dia e oportunidade dos parlamentares prestarem homenagens aos Ex. Presidentes da casa, que fosse a última homenagem aos falecidos Ex. Vereadores, recentemente. “É o único meio que temos para mostrar nosso trabalho e o mesmo ser interrompido simplesmente porque o – seu Zé não permite que haja sessão”, disse.

Não compareceram
Zé Eduardo, Maria Regina, Alex de Santana, Seu Aldo, Paulo Sérgio, Ademir Cota, Gerlon Cota e João Pinto.

Compareceram os vereadores
Leonardo Silva, João Honorato, Vanderlin Carvalho, Helber do Né (2º secretário) e Gilmar do PT.

Empréstimo
Os vereadores de Casa Nova mais uma vez deram demonstração de subserviência ao prefeito Wilson Cota (PMDB). Por 8 votos favoráveis uma falta, vereador João Honorato (PP) e apenas três contrários, os parlamentares aprovaram projeto que autoriza o prefeito de Casa Nova no norte da Bahia, Wilson Cota (PMDB) a contrair empréstimo no valor de até US$ 5 milhões. Com o destino do montante para obras ainda indefinidas. Somente os vereadores Gilmar (Babá) do (PT), Leonardo Silva (PSD) e Vanderlin do (PC do B) foram contra a proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário