segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Beneficiários do Brasil Sem Miséria se qualificam com o Pronatec e melhoram suas rendas

Hoje uma microempresária, Pablyane Cássia dos Santos, 27 anos, ficou desempregada no fim da licença maternidade de seu segundo filho e acabou tendo que voltar para a informalidade. Ela é uma das estudantes do curso de cabelereira que vai se formou nesta sexta-feira (13), em Uberlândia (MG), no Programa Nacionalde Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

“Quando fui demitida, voltei a fazer unhas, mas demorava muito para conseguir uma clientela fixa, e a renda era pouca. Busquei cursos, mas não tinha como pagar. Aí, surgiu o Pronatec e corri para me inscrever. Estava tão ansiosa, que fui a sétima a chegar. Hoje, consegui montar meu próprio salão e ajudar na renda da casa, com meus filhos”, conta Pablyane.

A cabelereira, depois que montou seu salão em casa, consegue uma renda mensal de aproximadamente R$ 1,8 mil, e já planeja os próximos cursos: depiladora e maquiadora. Assim como Pablyane, Sandra Caixeta faz curso para camareira e também é aluna do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em parceria com o Pronatec.

“Escolhi o curso de camareira em meio de hospedagem porque é uma área que está em crescimento. Hoje, se todas as alunas da minha classe quisessem, já estavam empregadas no próprio hotel onde fizemos a visita técnica. E como a carga horária é grande, ainda aprendemos coisas de governança. Acho que ficamos bem preparadas”, diz Sandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário