domingo, 18 de agosto de 2013

Curaçá: Mundo Novo realiza último dia de festa em Homenagem a Nossa Senhora da Assunção


O dia 15 de setembro foi escolhido pela população de Mundo Novo, Povoado de Curaçá, para festejar sua padroeira, Nossa Senhora da Assunção, mas as homenagens tiveram início desde o dia 6 do presente mês, através das Novenas, e só foram finalizadas no último sábado (17), com uma série de atividades. No período da manhã as ruas do Povoado já estavam repletas de vaqueiros, que se preparavam para participar da tradicional Corrida de Argolinhas, onde os competidores, montados em cavalos, tentam pegar a maior quantidade de argolas, fixadas em base de madeira. A disputa aconteceu esse ano entre duas equipes: Japonês, representada pela cor vermelha; e Russiano com a cor azul, totalizando 30 participantes. Quem levou a premiação de R$ 300 foi a equipe Japonês, através de Maurício da Silva, que conseguiu pegar 4 argolas.

No início da tarde, por volta das 15h, aconteceu o Desfile dos Vaqueiros, que encourados com chapéu de couro, gibão e perneira, desfilaram pelas ruas do Povoado, entoando seus aboios. O destino foi a Igreja Local, onde foi celebrada uma Missa em homenagem a eles, com participação especial dos aboiadores Otávio, Baratinha e Deoclécio. O momento foi conduzido por Ana Paula Marques Varjão, com a ajuda de outros moradores. Todos os presentes fizeram preces a Deus e a Nossa Senhora da Assunção, por toda a comunidade e pelos vaqueiros, que ao final da Missa, foram premiados com diversos brindes. “Gostei muito desse momento de homenagens ao vaqueiro. Ser vaqueiro é uma tradição passada de pai para filho em minha família. Todo ano eu participo do evento”, comentou João Marcos Cardoso, que é Vaqueiro há 30 anos. A tarde terminou com jogo de futebol, entre os Times Abóbora e Mundo Novo. Abóbora levou a melhor, com um placar de 1x0.

À noite o Pátio de Eventos de Mundo Novo ficou lotado. Milhares de pessoas dançaram e cantaram ao som das Bandas Amor Perfeito, que foi a atração surpresa da noite; Cassiano Ricardo; Zezinho da Ema, a atração mais esperada da noite, e por último, o cantor Izaltino do Acordeon, que levou o público presente a se divertir até às 7h da manhã, com paz e tranqüilidade, garantida pela Polícia Militar. O evento foi realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Curaçá, através do Departamento de Eventos, contribuindo com a estrutura de palco e som e as atrações musicais. “É uma satisfação muito grande poder participar dessa festa tradicional de Mundo Novo. Estamos com a sensação de dever cumprido. Só tenho a agradecer a todos pelo empenho para que tudo acontecesse de forma tão bonita”, ressaltou o Prefeito Carlinhos Brandão.

Para Olga Souza, que é Representante Distrital de Mundo Novo, juntamente com Damião Evangelista, a festa foi um sucesso. “Estou realizada, pois o evento foi um sucesso. Queremos agradecer às Secretarias Municipais de Ação Social e Infraestrutura; à Assessoria de Comunicação e ao Departamento de Eventos. Meu muito obrigado vai também para os comerciários e a todos que, de alguma forma, contribuíram com a festa”, concluiu.


Com informações de Kelly Ferreira e Victor Santos
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curaçá

PUBLICADOS DOIS EDITAIS DO ESTADO PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário