quinta-feira, 2 de maio de 2013

Petrolina: Feira Internacional de Artesanato e Decoração começa amanhã (3)

As toalhas da Capadócia, as tapeçarias de Lagoa do Carro-PE, as cerâmicas da Palestina, as esculturas em palitos de fósforo do pernambucano Arlindo Monteiro, os acessórios femininos da Índia, as esculturas em madeira de Petrolina e o estande do Museu da Cachaça. Esses serão alguns dos atrativos da 2ª edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes) que começa amanhã (3) e segue até o dia 12 de maio, das 17h às 23h, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho em Petrolina. O evento é apoiado pela Prefeitura Municipal e o Projeto Cria Petrolina, e realizado pela Mathias feiras e eventos. De acordo com a Secretária de Cultura de Petrolina, Esmelinda Amorim, este ano a feira contará com artesanatos e peças de decoração de mais de 150 artesãos da região do Vale do São Francisco.

“Percebemos que após a feira do ano passado, os artesãos da região receberam encomendas durante todo o ano. Com a Feincartes, a cidade de Petrolina ganha, o artesão e comércio também. A feira é um evento de nível internacional e de qualidade que promove a cultura e o município”, ressalta Esmelinda.

Para a coordenadora da Feincartes, Maria Mathias, a expectativa é receber durante os dez dias de feira um público de 40 mil pessoas. “A feincartes colocou Petrolina no roteiro nacional de grandes feiras de artesanato. A sua realização agrega valores e movimenta o turismo de eventos. E toda mão de obra é contratada em Petrolina, gerando trabalho e renda. Além disso, a feira vai criando no cidadão o hábito de consumir o artesanato e os artesãos da cidade aproveitam essa demanda”, argumenta.

Serão mais de 200 expositores, de 15 países e 14 estados brasileiros, que vão apresentar e comercializar suas esculturas, pinturas, artigos de moda, peças em madeira, artesanato em tecido e retalho, entre outros artigos. Além dos estandes, será oferecida assessoria em design, oficinas e palestras. As inscrições para essas atividades devem ser realizadas no local e as vagas serão limitadas.

Na Feincartes será montada também uma praça de alimentação com comidas típicas, com a venda de espetinho de bode, bode guisado com cuscuz, carne de sol e pratos a base de milho. A cada noite, os visitantes poderão degustar da culinária regional e conferir apresentações culturais locais, como Maracatujaba, Samba de Véio, roda de São Gonçalo, reisado, dança afro, quadrilhas, blocos de carnaval, orquestra Novos talentos e o Show do grupo Matingueiros e do artista Cleybson Bolão.

O ingresso individual da Feincartes será comercializado a R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia). Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais tem entrada livre. Idosos a partir dos 60 anos pagam meia entrada.


Ascom PMP

DEPUTADA ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA SE SOLIDARIZA COM GREVISTAS DA PEPSICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário