sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

SAÚDE - HDM É PIONEIRO NA UTILIZAÇÃO DE ESPAÇADORES NO TRATAMENTO DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS

O Hospital Dom Malan/IMIP tem inovado no tratamento de seus usuários, principalmente em crianças. Uma das técnicas eficientes e práticas é o uso dos espaçadores no tratamento de doenças respiratórias. Na região, a única unidade de saúde a utilizar o aparelho como tratamento, recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é o HDM.

A pediatra e coordenadora do Pronto Socorro Infantil, Tatiana Cerqueira, explica como o espaçador é utilizado. “Os espaçadores são reservatórios que estocam medicamento que será nebulizado. Se acopla a medicação do tipo spray (tradicional bombinha) de um lado e uma máscara do outro. O lado da máscara é colocado sobre nariz e boca do paciente, ou diretamente na boca em crianças maiores. Já a medicação é aplicada na outra extremidade do reservatório”, explica a médica.

Cerqueira também fala sobre as vantagens desse tratamento. “A utilização dos espaçadores tem um custo benefício melhor em comparação com a nebulização clássica. Além de que, o tempo necessário de exposição à medicação é menor, reduzindo os custos hospitalares com melhor eficiência no tratamento. Além disso, por ficar menos tempo fazendo a medicação e a aceitação da criança é melhor", aponta.

“No HDM, o espaçador é utilizado no tratamento crianças que tem problemas respiratórios, especificamente a asma. Que é uma doença inflamatória das vias aéreas, que levam a tosse, chiado, aperto no peito, e dificuldade para respirar”, finaliza a pediatra.


Eudes Sampaio Ascom HDM

Jaguarari - Prefeitura entregará 2° ginásio de esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário