sábado, 5 de janeiro de 2013

STJ perde o ministro José Dantas

Faleceu neste sábado (05/01), em Brasília, o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) José Fernandes Dantas. O corpo de José Dantas será velado no Auditório Externo do STJ, entre 19h e 23h. O corpo será cremado em cerimônia perante a família.

José Dantas nasceu em Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, e iniciou sua carreira como promotor de justiça do estado. Antes de ser nomeado ministro do STJ, passou pelo MP-DF (Ministério Público do Distrito Federal) e MPF (Ministério Público Federal).

O ministro se aposentou em 1998, depois de 22 anos dedicados ao Tribunal, ao qual integrava desde o extinto Tribunal Regional Federal. Ele era conhecido como um exemplo de imparcialidade nas suas decisões. Um testemunho vivo de integridade e honestidade para a Justiça brasileira.

Trajetória 
Ainda que apenas em 1976 assumisse a função de magistrado, sua contribuição para a Justiça brasileira começou em 1955, quando tomou posse como promotor de justiça efetivo, em sua terra natal. Deixava de ser fiscal da lei para ser um agente de promoção da justiça. Quando de sua aposentadoria, indagado sobre a carreira que escolheu, o ministro não vacilou: ”Faria exatamente o que fiz”.

Entre os inúmeros julgamentos importantes de que participou está o processo contra o ex-presidente Fernando Collor, que ficou empatado no STF (Supremo Tribunal Federal). Junto com os ministros Torreão Braz e William Patterson, o ministro José Dantas confirmou a cassação dos direitos políticos de Collor.

Ultima Instancia

Especialistas alertam para riscos de desequilíbrio nutricional de crianças e adolescentes no período das férias

Nenhum comentário:

Postar um comentário