sábado, 5 de janeiro de 2013

COM MELHORIAS, SETOR DE NUTRIÇÃO SEGUE ATUANDO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO HDM/IMIP

A Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital Dom Malan/IMIP, setor responsável pelo planejamento alimentar/nutricional de usuários e funcionários da unidade de saúde, passou por melhorias recentemente. Dentre os avanços, estão a reforma do repouso para a equipe, aquisição de nova aparelhagem tecnológica e a readequação do número de profissionais da área. Segundo a coordenadora da nutrição do HDM, Maklanye Couto, a equipe é composta de auxiliares de nutrição, copeiras, cozinheiras, lactáristas, almoxarifes, auxiliares de serviços gerais e de cozinha, além de nutricionistas. “As conquistas do setor de nutrição do Dom Malan vêm agregar qualidades e facilitar o trabalho de toda esta equipe”, revela.

Sobre a atuação deste profissional no HDM, Maklanye destaca, “O nutricionista é o agente fundamental na prevenção de doenças e promoção da saúde. Algumas patologias como diabetes, hipertensão, obesidade, dislipidemias, desnutrição, podem ser controladas com uma dieta adequada. Ao todo, o setor serve, por mês, 39,142 mil refeições para usuários entre desjejuns, lanches, almoços e jantares e mais de 7.500 mil para funcionários (almoço e jantar)”, expõe a coordenadora. A Nutrição do HDM/IMIP é dividida em duas áreas, produção e clínica. A nutricionista, Rita Araújo, explica; “A área de produção é responsável pela elaboração dos cardápios, da previsão quantitativa dos gêneros alimentícios, produtos para dietas, suplementos nutricionais e outros materiais. Além de supervisionar e orientar o preparo e distribuição das dietas do hospital”, disse.

Já à nutrição clínica compete avaliar o estado nutricional dos pacientes, registrar a prescrição dietética e nutricional, prestar orientação a pacientes e familiares, supervisionar a distribuição e administração de dietas, assistir a equipe médica e de enfermagem nas atividades relacionadas às dietas e determinar e dá alta nutricional”, complementa Rita. “Para os funcionários, o setor de nutrição garante o fornecimento de cardápios planejados, equilibrados, contribuindo assim, para a promoção da segurança alimentar e nutricional deles. Já para o paciente, a assistência nutricional proporciona o oferecimento de dietas adequadas à patologia e necessidades nutricionais dele, contribuindo assim, para uma recuperação mais rápida de sua saúde e um menor tempo de permanência hospitalar”, aponta Rita Araújo.


Eudes Sampaio Ascom HDM

Maconha é consumida por 3 milhões de brasileiros e 8 milhões experimentaram

Nenhum comentário:

Postar um comentário