domingo, 6 de maio de 2012

EBDA promove encontro de cooperativas apícolas da Bahia


Com a finalidade de fortalecer a organização das cooperativas apícolas, por meio de palestras e debates para a construção de propostas a serem executadas na Bahia; a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada a Secretaria da Agricultura, promoveu nesta sexta-feira (04), um encontro de cooperativas apícolas do Estado. O evento iniciado dia 03, ocorreu no auditório do Centro de Treinamento da Empresa, em Itapuã.
Dentre os objetivos específicos do encontro destacaram-se: elaboração de um diagnóstico preliminar das cooperativas apícolas da Bahia; levantamento das principais dificuldades enfrentadas; identificação do nível de percepção dos diversos atores na busca de soluções dos problemas; e, explanação dos pontos fortes de cada cooperativa, que possam vir a contribuir com as demais na busca das soluções de cada uma. Estes tópicos foram abordados durante a programação do evento.
Além disso, foram discutidos outros assuntos direcionados aos dirigentes das cooperativas como: credenciamento, preparação dos cooperados para grandes eventos de comercialização dos produtos; políticas de comercialização existentes para a agricultura familiar; e Selo de Identificação de Produtos da Agricultura Familiar (Sipaf) unificado. Soma-se a isso, a elaboração de um documento síntese.
De toda a programação, a temática que chamou mais atenção dos participantes foi a referente ao processo de fiscalização dos trabalhos executados pelas cooperativas e registro de estabelecimentos em inspeção. De acordo com a fiscal estadual agropecuário, Solange Véras, o registro da formalização dos produtos no mercado é importante pelo fato de se criar uma imagem que possibilita a fidelização do cliente. “Para que os produtos sejam comercializados os rótulos devem ser padronizados, com a identificação do carimbo do serviço de inspeção”, esclareceu o fiscal federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Carlos da Mata.
“O encontro foi muito proveitoso, pois, tivemos a oportunidade de partilhar experiências com representantes de outras cooperativas e tirar várias dúvidas”, afirmou o vice-presidente da cooperativa Commel, localizada no município de Jacobina, Apolônio Maia Brito. Estiveram presentes 25 representantes de cooperativas de mel e pólen, 12 coordenadores do Grupo Gestor de Apicultura dos Territórios de Identidade, 12 coordenadores territoriais da EBDA e representantes institucionais da Câmara Setorial das Cadeias Produtivas da Apicultura e da Meliponicultura do Estado da Bahia.

Assimp/EBDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário